Agenda do Pr. Daner

16 de maio de 2012

O direito da segunda chance!


Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. (Fm 10,11)

"Quem não tem pecado que atire a primeira pedra"(Jo 8.7).
Foi o que disse Jesus aos acusadores que queriam matar a mulher pega em adultério. Com aquelas palavras o Mestre fez-lhes refletir sobre seus próprios erros, que também eram dignos de condenação, e que se condenassem aquela mulher, sem dar-lhe uma chance de arrependimento, eles mesmos perderiam o direito de ter uma segunda chance.

Só saberemos a importância de dar a segunda chance a alguém, quando passarmos por alguma situação na qual, precisaremos de uma nova oportunidade.

Quem ainda não passou por está experiência, geralmente mostra-se intolerante a qualquer falha que alguém cometer. É aquele tipo de pessoa que diz: "Se errar comigo uma vez, não errará a segunda!" Elas pensarão assim até o dia que estiverem na mesma posição daquele que erra! O caso de Onésimo, mostra a importância de darmos as pessoas uma segunda oportunidade.

Segundo o relato de Paulo na carta a Filemom, este irmão que em outro tempo mostrou-se um servo inútil, após ter sido discipulado, pelo já idoso Apóstolo Paulo, seria de grande utilidade para a obra de Deus naqueles dias.

Na intenção de provar que Onésimo havia mudado, Paulo o desafiou a voltar a trabalhar ao lado de quem outrora o tinha reprovado no ministério. Era grande o desafio, não somente para Onésimo, mas principalmente para Filemon, que teria que esquecer os prejuízos causados por ele no passado, e recebe-ló confiante em sua plena recuperação.

Quantos talentos estão se perdendo por nossa soberba e intolerância? Jovens valores que por inexperiência, e despreparo, foram apontados como inúteis para a obra de Deus. Vamos dar conta por não termos lutado pela recuperação destas pessoas. Também é bom lembrar que o mundo da voltas. E aqueles que se recusam a dar uma nova oportunidade a alguém, um dia, poderão precisar implorar para recebe-lá!

Um comentário: