Agenda do Pr. Daner

3 de março de 2012

Fé na medida certa!


Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Romanos 12.3)

Infelizmente, apesar do visível crescimento do evangelho em nosso país, a fé ainda é um assunto muito mal compreendido pela maioria dos cristãos. Com freqüência tenho encontrado pessoas confusas a respeito da fé. Meu objetivo neste estudo, não é falar de conceitos fundamentais da fé, e sim levá-lo a atentar para alguns detalhes importantes que vão lhe fazer encontrar a fé na medida certa.
Segundo o ensinamento do apostolo Paulo, Deus repartiu uma medida de fé para cada um de nós. Muitos estão dizendo: É aí que está o problema. A minha fé é insuficiente! É exatamente isso que quero esclarecer. Se Deus repartiu a fé com seus filhos, conhecendo o caráter Divino, não posso acreditar que Ele tenha me dado cinco metros de fé, e para você ele tenha dado apenas cinco centímetro. As escrituras relatam que nosso Pai não trata seus filhos com desigualdade.

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; (Atos 10.34)

Na realidade todos nós já nascemos com a semente da fé em nosso coração. Apesar disso uma grande parte da humanidade desconhece tal semente, e vivem como se ela não existisse. É como se você me desse um punhado de sementes, e eu as guardasse em uma gaveta ou armário. O fato de eu não lançar aquelas sementes na terra impedem que elas germinem e produzam frutos. Não que elas não tenham capacidade de produzir. Mas enquanto não entrarem em contato com a terra, seu potencial produtivo estará adormecido. É isso que tem acontecido com nossa fé. Embora Deus tenha nos dado uma medida justa, preparada para suprir as nossas necessidades, aparentemente ela parece fraca e desqualificada. Enquanto não colocarmos nossa fé em contato com a Palavra, ela permanecerá estéril.

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Romanos 10.17 RA)

A fé vem, pela pregação da palavra. Como nos contos infantis que a princesa espera o beijo do príncipe para que o encanto seja quebrado, quando damos ouvidos às sagradas escrituras despertamos a fé, e descobrimos a força que ela possui.
Há outro ponto importante a ser esclarecido. Costumo comparar à fé a musculatura existente no corpo humano. Todas as pessoas saudáveis têm a mesma composição muscular. Você pode discordar comigo, lembrando-me dos halterofilistas, que tem músculos gigantescos, comparados as nossos, porém quero enfatizar que estes atletas não nasceram assim, mas as combinações de uma alimentação balanceada, e de uma rotina de exercícios, alcançaram tal desempenho. Se eu e você, aplicarmos as mesmas medidas em nossa rotina diária, também poderemos atingir um desempenho, igual ou até melhor do que eles.
Era disso que o apóstolo Pedro estava tratando quando escreveu sua segunda epístola:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé IGUALMENTE PRECIOSA pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 1.1)

Eu vibrei o dia que entendi essa palavra. Ainda mais vindo de um homem que teve tanta fé que foi capaz de andar sobre as águas. Veja que Pedro estava equiparando a sua fé com a nossa! Eu digo nossa porque esta epístola é chamada universal, ou seja, foi escrita a igreja de todos os tempos. Se você que está lendo este estudo pertence à igreja de Deus, esta palavra é diretamente dirigida a você. Espero que você esteja vibrando como eu. Pode ser que sua fé esteja longe de ser como a de Pedro, mas a partir de agora você tem a consciência de que você pode chegar lá. Se você está passando uma fase difícil na vida, este é o melhor momento para desenvolver o potencial de sua fé. Talvez antes desta luta, sua vida espiritual era sedentária, tornando você um obeso, inchado, porém fraco.
Mude seus hábitos a partir de hoje. Entre no programa de desenvolvimento da fé da academia do Espírito Santo. Alimente-se da palavra diariamente, várias vezes ao dia, não reclame do peso das adversidades. Agindo assim você alcançará a fé na medida certa!

Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram força, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. (Hebreus 11. 33,34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário