Agenda do Pr. Daner

6 de março de 2012

Cuidado com o profeta velho!


            Não há nada mais bonito do que a chamada Divina para o ministério. Todos os dias, Deus tem levantado pelo arredor do mundo, homens e mulheres desconhecidos para assumirem a chamada ministerial. Muitos destes jovens talentos logo se destacam em sua cidade, estado e país. Quando isso acontece, estes ministros são apontados como grandes promessas para o futuro da igreja. Infelizmente na mesma velocidade que surgem no meio evangélico, uma grande parte deles desaparece rapidamente, frustrando as expectativas da igreja e principalmente do Mestre que os chamou!
            São vários os motivos que acabam com a carreira ministerial precocemente. Hoje quero tratar de uma delas, a influência dos velhos profetas.
            No livro de 1 Re 13, temos o relato de um jovem profeta que foi chamado por Deus para profetizar contra a idolatria do rei Jeroboão:

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
1 Reis 13:1-3

            Perceba a ousadia deste homem de Deus, que em obediência a Palavra do Senhor, profetizou contra o próprio rei de Israel. Tamanha demonstração de ousadia e coragem em cumprir sua missão, despertou a ira de Jeroboão:

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.
Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
1 Reis 13:4-6

            Vendo Jeroboão que estava diante de um verdadeiro homem de Deus, tentou manipulá-lo oferecendo-lhe abrigo e presentes, oferta esta que foi imediatamente recusada por temor a Palavra que havia recebido de Deus:

E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
1 Reis 13:7-10
            Que exemplo de homem fiel a Deus. Se parássemos de ler a história neste trecho, qualquer um de nós apostaria no sucesso deste jovem ministro do Senhor. Assim como ele, digo “ele” porque seu nome se quer foi citado nas escrituras, conheço jovens talentos que despontaram no ministério tendo um futuro promissor pela frente, que infelizmente estão mortos espiritualmente porque deram ouvidos a profetas velhos. Quando digo velhos, não estou referindo-me a homens de idade ou mais antigos no ministério. Mas velho no sentido daquele que não se renova. Que a muito tempo não exerce legitimamente o ministério e que hoje só serve para desmotivar e levar as jovens revelações a retrocederem na caminhada:

E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
1 Reis 13:14-19

            Este profeta velho apesar de morar em Betel, não foi chamado por Deus para profetizar contra a idolatria de Jeroboão. Mas quando ouviu que alguém estava sendo usado por Deus nesta missão, movido por ciúmes foi ao encontro do jovem profeta com a intenção de derrubá-lo. Infelizmente esta é a realidade de muitos ministros de Deus hoje. Homens que no passado foram usados por Deus, mas que atualmente estão envelhecidos, vivendo apenas das glórias do passado. Estes homens tem se tornado pedra de tropeço no caminho dos mais jovens. Valem-se do fato de estarem a mais tempo no ministério, achando-se no direito de intervir até mesmo nas ordens diretas de Deus para os mais jovens.
            Que grande prejuízo estes profetas estão causando a obra de Deus. Aquele jovem que estava surgindo para profetizar em Israel teve sua carreira ministerial interrompida por ter dado ouvidos ao “experiente” profeta:

E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
1 Reis 13:23-24

            Que coisa triste! Israel, e inclusive nós, fomos privados de receber deste homem de Deus ensinamentos preciosos. Coisas que só ele poderia nos revelar, profecias que poderiam ter mudado a história de sua geração, e influenciado a nossa.

            Se você que está lendo este estudo é um jovem ministro, mantenha-se fiel a sua chamada ministerial. Não deixe nenhum profeta velho tirar do seu coração o encanto de fazer a obra do Senhor. Mas se ao contrário, você é um profeta velho, decida renovar-se no Senhor Jesus. Você foi chamado para ser exemplo para os mais jovens, e não para sepultar seus ministérios!

Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.
1 Reis 13:29


Com amor,
Pr. Daner Trindade

2 comentários:

  1. e pastor e uma pura realidade nos dias atuais hoje podemos ver eis com ensinamentos diabolicos e aquele profeta não vigio E o causo de muitos homens de DEUS cai por não vigiar. falta de oração e jejum.orai e vigiai.nem tudo que reluz e ouro como tem muitos hoje que so tem o nome de pastor.por dentro e lobo não foe levantado por DEUS mais sim por roboão como foe saul.O joio ta no meio do trigo.os dois sao parecidos.isso e uma alerta pra o man de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. esta mensagem me ajudou a compreender melhor p texto biblico ...que o Senhor continue te usando grandemente


    ResponderExcluir