Agenda do Pr. Daner

1 de março de 2012

Cuidado com o Euroaquilão!



Você já parou para contabilizar quantos foram os prejuízos que teve na vida por não dar ouvidos ao conselho de Deus? E quanto destes prejuízos você poderia ter evitado se tivesse seguido o caminho que Ele lhe mostrou?
Em Atos 27 temos o relato do naufrágio de um navio de Alexandria que leva prisioneiros para a Itália, sendo que entre eles estava o apóstolo Paulo, que orientado pelo Espírito Santo, avisou a tripulação do perigo que estava por vir:

...Varões, vejo que a navegação há de ser incômoda e com muito dano, não só para o navio e a carga, mas também para a nossa vida.
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre no que dizia Paulo.

O que tem pesado mais nas suas tomadas de decisões? A palavra que vem da boca de Deus ou o conselho dos homens? A falta de temor a palavra de Deus, levou o centurião a acreditar nos comandantes daquela embarcação, colocando em risco a vida de todos os que estavam no navio.
Quantas são as famílias que estão perecendo por falta de temor dos que comandam o lar. E funcionários que estão sem receber salário de empresas que estão falidas porque seus patrões não dão ouvidos à palavra de Deus. Ovelhas que estão gemendo porque seus lideres espirituais confiam mais em seus conhecimentos teológicos do que na direção do Espírito Santo.
São muitos que estão caindo nessa armadilha. Ignoram as orientações de Deus, tomam decisões por conta própria, e acreditam que tudo irá correr bem. Pois este também foi o pensamento do centurião que ignorou o conselho do Senhor pela boca de Paulo. Aparentemente sua recusa em desobedecer à voz do Espírito Santo não lhe trouxe nenhum prejuízo:

E, soprando o vento sul brandamente, lhes PARECEU TEREM JÁ O QUE DESEJAVAM...

Depois de um ato de desobediência, o vento sul, brando e sereno, costuma soprar em nosso rosto nos dando uma sensação de que tudo está às “mil maravilhas!” Apesar do aviso Divino de uma eminente tempestade, as evidências nos mostram o contrário.
Triste será a vida de quem pensa assim. O “Euroaquilão” vai lhe pegar de surpresa!

Mas, não muito depois, deu nele um pé de vento, chamado Euroaquilão.
E sendo o navio arrebatado e não podendo navegar contra o vento, dando mão de tudo, nos deixamos ir à toa.

Se você está vivendo em rebelião à palavra de Deus, não se iluda com a calmaria que sopra sobre sua vida. Veja que o texto diz que o “Euroaquilão” veio “não muito depois”, ou seja, as conseqüências da desobediência nem sempre são imediatas. Mas de uma coisa você pode estar certo, que a qualquer momento o “Euroaquilão” pode aparecer.
Quantos que estão lendo esse artigo agora e estão com a vida à toa, desgovernada, fora de controle. O Euroaquilão (um vento nordeste; uma espécie de tufão) da frieza espiritual, da miséria, da separação conjugal, da enfermidade, da depressão, atingiu sua vida causando muitos estragos.
Pela misericórdia Divina, e porque Deus tinha um plano de apresentar Paulo diante de César, aquelas duzentas e setenta e seis almas foram preservadas. Porém, o navio e tudo que estava dentro dele se perdeu.
Creio que pela misericórdia Divina, muitas vidas que andam sem rumo neste mundo, açoitadas pelo “Euroaquilão”, estão sendo preservadas por Deus para não caírem em perdição eterna.
Arrependa-se hoje. Agora, neste exato momento. E Deus lhe fará provar do refrigério que somente a Sua presença poderá lhe proporcionar. O vento do Espírito que vai levar a sua embarcação ao porto seguro, que é o Senhor Jesus!

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor. (Atos 3.19)


2 comentários:

  1. Era tudo o que eu precisava ouvir. DEUS preparou este momento para o senhor traze-la para mim.
    Obrigado Pastor Daner
    Vanderlei - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Caiu certinho com a minha situação. Deus fala!

    ResponderExcluir