Agenda do Pr. Daner

24 de fevereiro de 2012

Examinai-vos



É impressionante a facilidade que temos de reparar, julgar, e palpitar, sobre a vida alheia. A prova disso é que sempre temos a receita para mudar a vida dos outros. É comum ver alguém que é calvo como eu, por exemplo, dando a outros uma receita para fortalecer o couro cabeludo. Frequentemente vejo pessoas obesas, orientando outras sobre o que se devem comer para ficarem em plena forma. Meu pai tem um ditado que explica bem o que estou falando: “Faz a cama para os outros e dorme no chão”.
Por outro lado, temos imensa dificuldade de fazermos uma avaliação sincera de nossas próprias vidas!
Em 2 Coríntios 13.5 o apostolo Paulo, alertou a igreja de Corinto, sobre a importância de se fazer o autoexame:

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...

Sei que ser autocrítico não é algo fácil, porém é extremamente necessário. Precisamos encarar a realidade dos fatos. Mas como podemos avaliar se estamos na fé? Segundo o apostolo Tiago a fé sem obras é morta (Tiago 2.18). Ou seja, não adianta alguém afirmar que está na fé, se suas atitudes não estão de acordo com a Palavra que é a única fonte verdadeira de fé.
Paulo também orienta a igreja a submeter-se a provas. Isso não quer dizer que temos que pedir a Deus que crie adversidades a fim de sermos provados. Porém quando estivermos enfrentando as aflições da vida, devemos avaliar a maneira como reagimos aos fatos, sendo esse o melhor momento para fazermos uma avaliação sincera de nossa verdadeira condição espiritual!

Um comentário:

  1. muito boa mensagem, é bom ter esses meios para pregarmos a palavra do Senhor.abraços Pastor amamos vocês.

    ResponderExcluir