Agenda do Pr. Daner

24 de fevereiro de 2012

Examinai-vos



É impressionante a facilidade que temos de reparar, julgar, e palpitar, sobre a vida alheia. A prova disso é que sempre temos a receita para mudar a vida dos outros. É comum ver alguém que é calvo como eu, por exemplo, dando a outros uma receita para fortalecer o couro cabeludo. Frequentemente vejo pessoas obesas, orientando outras sobre o que se devem comer para ficarem em plena forma. Meu pai tem um ditado que explica bem o que estou falando: “Faz a cama para os outros e dorme no chão”.
Por outro lado, temos imensa dificuldade de fazermos uma avaliação sincera de nossas próprias vidas!
Em 2 Coríntios 13.5 o apostolo Paulo, alertou a igreja de Corinto, sobre a importância de se fazer o autoexame:

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...

Sei que ser autocrítico não é algo fácil, porém é extremamente necessário. Precisamos encarar a realidade dos fatos. Mas como podemos avaliar se estamos na fé? Segundo o apostolo Tiago a fé sem obras é morta (Tiago 2.18). Ou seja, não adianta alguém afirmar que está na fé, se suas atitudes não estão de acordo com a Palavra que é a única fonte verdadeira de fé.
Paulo também orienta a igreja a submeter-se a provas. Isso não quer dizer que temos que pedir a Deus que crie adversidades a fim de sermos provados. Porém quando estivermos enfrentando as aflições da vida, devemos avaliar a maneira como reagimos aos fatos, sendo esse o melhor momento para fazermos uma avaliação sincera de nossa verdadeira condição espiritual!

17 de fevereiro de 2012

Maquinista ou Motorista?



Como todo jovem que completa 18 anos, a primeira atitude que tomei após a maior idade, foi procurar o DETRAN (pois quando tirei carteira não haviam os chamados CFC) para encaminhar minha CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Eu não via a hora de poder sair nas ruas da pacata Alegrete - RS, minha cidade natal, dirigindo a brasília caramelo, ano 74, que pertencia a meu pai. Enquanto escrevo este relato, fico imaginando que a maioria dos rapazes que completaram, ou vão completar 18 anos, pensaram, ou pensam assim. Na verdade nossa sede por sermos “motoristas” praticamente vem de berço, principalmente em relação aos meninos. Provavelmente uns dos primeiros brinquedos com que tivemos contato em nossa infância foi um carrinho!
Essa nossa vocação para dirigir tem nos acompanhado em praticamente tudo que fazemos na vida. Mal saímos das fraldas e queremos tomar nossas próprias decisões. Achamos que podemos muito bem dirigir nossas próprias vidas. Embora isso pareça algo normal, da natureza do ser humano, todas as vezes que decidimos sermos os motoristas de nossas vidas, acabamos causando algum acidente grave.

A locomotiva da vida

Em algumas das palestras que faço pelo Brasil costumo perguntar aos participantes: Uma locomotiva tem motorista? As opiniões se dividem em um primeiro momento, pois algumas pessoas não percebem que há uma grande diferença entre um “motorista” e um “maquinista”. Quando explico que quem dirige o trem não são os maquinistas e sim os trilhos, as opiniões tornam-se imediatamente unânimes. Deus não lhe criou para que você fosse o “motorista” de sua vida. O que o Senhor quer é que você assuma seu papel de “maquinista” desta locomotiva chamada vida.
            Em momento algum o “maquinista” decide a direção que o trem irá tomar. Sua única missão é manter a locomotiva sobre os trilhos! É claro que você não pode colocar seu trem, sobre qualquer trilho. Antes mesmo do seu nascimento Deus se encarregou de criar a linha, ou propósito, sobre a qual sua locomotiva deve andar.

            “Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” (Salmos 139. 16)

            Veja que o texto nos informa que Deus pré-determinou o curso de nossas vidas. Nós não somos responsáveis por criar a linha para o trem passar. Simplesmente temos que descobrir o propósito de Deus e andarmos sobre ele.
            Talvez você esteja passando pelas piores “estações” de sua vida. Tudo porque colocou sua locomotiva sobre o trilho errado. Freie esse trem imediatamente. Arrependa-se por ter tomado de Deus o direito de lhe dirigir. Ore agora mesmo, peça que ele lhe mostre o caminho a ser percorrido, caminho pelo qual você encontrará a estação da felicidade!

Em Cristo, com Amor,
Pr. Daner Trindade

16 de fevereiro de 2012

Recebendo mais da Glória de Deus


É preciso que desperte em nós um espírito de insatisfação em nossos corações para recebermos mais da Glória de Deus!
Foi com esse espírito que a mulher Sunamita de 2Re 4.8, não se contentou em receber a visita do profeta em sua casa. Depois de certificar-se que ele era um homem de Deus decidiu preparar-lhe um quarto no qual ele pudesse hospedar-se todas as vezes que passasse por Suném. Foi neste q...uarto preparado para receber o profeta que aquela mulher viu a glória de Deus manifestar-se.
Que não venhamos nos contentar com lampejos, e visitações da glória de Deus em nossas vidas. Vamos nos prepara, santificar, tirar a mobília velha, medo, ansiedade, incredulidade, pecado, mágoas e tristezas, e vamos construir-lhe um quarto digno. Um lugar onde Ele tenha prazer de repousar. Na cama da adoração, na mesa da sinceridade, com um candeeiro aceso pelo mais puro azeite. Vamos fazer de nossas vidas o lugar preferido de nosso Senhor!