Agenda do Pr. Daner

29 de maio de 2012

Fazendo a melhor escolha

Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. 

Sl 25. 12,13 


Uma das tarefas mais difíceis da vida são as tomadas de decisões. Freqüentemente nos encontramos em verdadeiras "encruzilhadas", tendo que decidir o caminho a ser seguido. Algumas pessoas ficam desesperadas diante de tal situação pois, tem a consciência de que a escolha errada pode ser desastrosa, e que a certa a encaminhará de encontro a felicidade!

Alguns são tão inseguros que tentam eximir-se de sua responsabilidade, tentando transferi-lá a outras pessoas. Quando isso acontece, a probabilidade de alguma coisa dar errado é muito grande. Outras confiam tanto em si mesmas que rejeitam qualquer tipo de influência, nem mesmo a Divina, vivendo por sua conta e risco.

É bem diferente a postura daqueles que verdadeiramente temem ao Senhor. O profundo respeito a Palavra de Deus faz com que torne-se completamente dependente de suas instruções.

O rei Davi como ninguém, teve Deus como seu fiel conselheiro, e enquanto o temeu, sempre obteve sucesso. Mas quando tentou viver independente de Seus ensinamentos, cometeu verdadeiros desatinos que marcaram negativamente sua bela história.

Quantos problemas você poderia ter evitado, se com temor e tremor, tivesse consultado a Deus antes de ter tomado as decisões que lhe trouxeram ao lugar de sofrimento onde está. A dúvida que incomodava seu coração, ou a prepotência que lhe fazia sentir uma falsa segurança, eram sinais de que um verdadeiro desastre estava para acontecer!

Chorar o "leite derramado" não é a solução. Você precisa agora mesmo tomar a primeira de uma série de decisões que irão mudar sua vida, lhe proporcionando viver uma nova história.

Decida fazer de Jesus seu verdadeiro Senhor, passando a viver em temor a Sua Palavra, permitindo que, a partir de agora, Ele o ensine o caminho que deve escolher. Assim, sua alma pousará no bem, e sua semente herdará a terra.

24 de maio de 2012

A oração que todos precisam fazer

Quero convidá-los amigos leitores, para começarem comigo um propósito de oração. Nosso alvo será combater um inimigo geralmente imperceptível, que entra em nosso coração pela porta da frente com nosso consentimento. Age como agente secreto do inferno, disfarçando-se com suas multi-faces. Seu trabalho é tão bem elaborado, que raramente é descoberto, e por isso é considerado nocivo e perigoso. Provavelmente quando revelar seu nome, o amigo leitor irá suspirar aliviado, e irá lembrar de pessoas que são suas vítimas. Se isto acontecer com você, pare tudo o que está fazendo agora, e comece a orar comigo, pois acredito que o ORGULHO já infiltrado-se em seu coração!



Querido Senhor, vê os diferentes tipos de orgulho em meu

coração. Eu entendo o fato de que eles estão agindo dentro de

mim. Senhor, por favor, ajuda-me a destruir cada um deles,

os quais me tornam feio e limitam minha habilidade para

dar testemunho de Ti perante os outros. Espírito Santo, eu

Te convido a me condenar toda vez que eu agir ou pensar

dessa maneira novamente. Senhor, eu me arrependo e prometo

fazer o que estiver ao meu alcance para deixar de

me comportar assim com as outras pessoas. Por favor,

arranca isso do meu coração. Eu Te peço para me humilhar

e ajudar-me a ver quão pequeno eu sou.

Obrigado por me ajudar.

Amém.

16 de maio de 2012

Quando nossas forças se acabam



O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. 
(Sl 38. 10)

Todas as vezes que nos entregamos ao pecado embarcamos em excursão ao território do inimigo. Os riscos desta aventura podem ser extremamente desastrosos, pois uma vez unidos ao pecado, estamos totalmente separados de Deus, o que nos tornam uma presa fácil para Satanás.

O Rei Davi estava sentindo as consequências de sua loucura. Embora arrependido de ter trocado a comunhão que tinha com Deus pelos prazeres da carne, a semente do pecado já havia produzido seus amargos frutos. Para piorar, o sempre forte e destemido guerreiro, encontrava-se prostrado e sem forças para reverter aquela situação.

Talvez você encontre-se em situação semelhante, colhendo os amargos frutos do pecado sem a mínima força para mudar esse quadro. Suas forças só irão voltar, quando houver em seu coração um verdadeiro arrependimento. Esta atitude restaurará sua comunhão com o Pai devolvendo-lhe a visão perdida, e suas forças serão completamente revigoradas.

Esta força, que as escrituras chamam de fé, tem como fonte a Palavra revelada (Rm 10. 17). Quando os olhos de Davi escureceram-se, ou seja, tornaram-se privados de revelação da palavra, imediatamente suas forças esgotaram-se, o impossibilitando de lutar e vencer.
Jesus disse que se nossos olhos forem trevas, todo nosso ser estará em completa escuridão (Mt 6. 23).

Creio que ficaram claros os motivos de sua fraqueza. Agora a responsabilidade da mudança é totalmente sua, não podendo ser transferida a outrem. Arrependa-se de todo seu coração e abandone toda a prática do pecado, e neste instante a luz Divina voltará a brilhar diante de seus olhos, liberando a fé que lhe fará mais do que vencedor sobre todas as coisas!

Não omita-se de sua responsabilidade!


Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. (Fm 18,19)

Nossa responsabilidade na formação de um discípulo é muito maior do que imaginamos. Podemos assemelhar este processo, ao ato de educar um filho. Quem gera um filho tem total responsabilidade sobre suas atitudes. 

Segundo estudos da psicologia, a personalidade de uma pessoa é formada do momento do nascimento, até cinco anos de idade. Aos cinco anos, já é possível notar se a criança é tímida ou extrovertida. Se tem perfil de liderança ou se tem tendência a ser liderada, etc. Também fica evidente de que ela herdou essas características de seus pais.
 
Quando o apóstolo Paulo enviou Onésimo a Filemom, em nenhum momento eximiu-se de sua responsabilidade por qualquer prejuízo que seu "filho" viesse a causar. Inclusive pedindo a Filemom que tudo fosse colocado na conta do grande apóstolo.

Paulo tinha plena consciência de que qualquer falha cometida por Onésimo, era de responsabilidade de quem o havia discípulado, neste caso o próprio Paulo. No seu entendimento, o fracasso de seu discípulo, seria seu próprio fracasso!

É claro que nem tudo que os filhos fazem aprenderam com seus pais. Existem outros fatores que podem influenciar direta e indiretamente na formação de sua personalidade. Porém quando um filho ou discípulo fracassa, quase sempre, pais e discipuladores, são apontados como os principais culpados.

Cabe a nós executarmos com excelência nosso papel de pais e discipuladores. Dedicando todos os nossos esforços para fazê-los verdadeiros homens de Deus. Que carreguem em seus corações constate temor a Palavra. E que possam dizer que são nossos imitadores, assim como nós somos de Cristo Jesus. Sendo assim será menor a chance de nos envergonharem, e maior a de honrarem a nós, e consequentemente ao Senhor Jesus!

O direito da segunda chance!


Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. (Fm 10,11)

"Quem não tem pecado que atire a primeira pedra"(Jo 8.7).
Foi o que disse Jesus aos acusadores que queriam matar a mulher pega em adultério. Com aquelas palavras o Mestre fez-lhes refletir sobre seus próprios erros, que também eram dignos de condenação, e que se condenassem aquela mulher, sem dar-lhe uma chance de arrependimento, eles mesmos perderiam o direito de ter uma segunda chance.

Só saberemos a importância de dar a segunda chance a alguém, quando passarmos por alguma situação na qual, precisaremos de uma nova oportunidade.

Quem ainda não passou por está experiência, geralmente mostra-se intolerante a qualquer falha que alguém cometer. É aquele tipo de pessoa que diz: "Se errar comigo uma vez, não errará a segunda!" Elas pensarão assim até o dia que estiverem na mesma posição daquele que erra! O caso de Onésimo, mostra a importância de darmos as pessoas uma segunda oportunidade.

Segundo o relato de Paulo na carta a Filemom, este irmão que em outro tempo mostrou-se um servo inútil, após ter sido discipulado, pelo já idoso Apóstolo Paulo, seria de grande utilidade para a obra de Deus naqueles dias.

Na intenção de provar que Onésimo havia mudado, Paulo o desafiou a voltar a trabalhar ao lado de quem outrora o tinha reprovado no ministério. Era grande o desafio, não somente para Onésimo, mas principalmente para Filemon, que teria que esquecer os prejuízos causados por ele no passado, e recebe-ló confiante em sua plena recuperação.

Quantos talentos estão se perdendo por nossa soberba e intolerância? Jovens valores que por inexperiência, e despreparo, foram apontados como inúteis para a obra de Deus. Vamos dar conta por não termos lutado pela recuperação destas pessoas. Também é bom lembrar que o mundo da voltas. E aqueles que se recusam a dar uma nova oportunidade a alguém, um dia, poderão precisar implorar para recebe-lá!

2 de maio de 2012

Em Busca Da Verdadeira Felicidade

 
Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR.
(1Sm 1. 27,28)

 
Assim como Ana, muitas pessoas apontam o motivo de sua infelicidade, como fatores externos, alheios a sua condição espiritual. No entendimento de Ana, o fato de não poder ter filhos era o principal motivo de sua tristeza e constante amargura, tornando-a uma mulher obcecada, e incapaz de reconhecer o que Deus lhe havia dado.
 
Depois de muitos anos de insistente oração, finalmente Ana consegue o que tanto desejou. Aquilo que a tornaria a mulher mais feliz do mundo. O que me intriga, é que, depois de ter o filho em seus braços, logo depois de desmamá-lo, o levou ao templo para entregá-lo ao Senhor.
 
Minha pergunta é: Se o fato de não ter um filho era o motivo de sua infelicidade, e poder ser mãe seria o que lhe tornaria feliz, porque Ana abriu mão do menino? Uma pessoa luta durante anos por um objetivo, e quando o alcança abre mão dele?
 
A resposta para tal atitude, e de que a felicidade não está ligada a fatores externos, físicos, ou materiais, e sim, da nossa condição espiritual! Ana descobriu que a paz e a alegria que inundaram seu coração tinham como fonte a comunhão que havia estabelecido com o Senhor.
 
Enquanto você não desfrutar da alegria produzida pela presença de Deus em sua vida, o diabo vai fazê-lo viver correndo atrás de algo que você considere o motivo de sua felicidade. E quando alcançar, a alegria irá durar por um momento. E logo, outros problemas virão, e a corrida que parecia ter acabado, irá recomeçar!
 
É claro que Deus queria que Ana fosse mãe. Tenho certeza, que a cura, prosperidade, sorte no amor, etc, são a vontade de Deus para você. Porém também estou certo de que nenhuma destas dádivas lhe tornará uma pessoa feliz. E sim, a maior e única. A real presença de Deus habitando em seu ser!
 
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
(Sl 16. 11)