Agenda do Pr. Daner

28 de abril de 2012

Vivendo das glórias do passado!


Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. (Is 38.3)

Quando falamos do Rei Ezequias, estamos falando de um Rei que marcou a história do povo de Judá. Foi ele que abriu as postas da casa de Deus e restaurou o culto ao Senhor. Além disso, combateu com veemência a idolatria no seu reino. Foi Ezequias que comandou uma das maiores vitórias do povo de Deus, derrotando o rei Senaqueribe, e o poderoso e temido exército da Síria (2Cr 29;30;31;32).

Uma das coisa mais difíceis de se lidar, são com as glórias do passado. Conheço pessoas que vivem contando os feitos e proezas outrora realizadas, que não percebem que tornaram-se, frias e acomodadas. No caso de Ezequias, somente a ameaça da morte foi capaz de abrir seus olhos e fazer-lhe entender que estava vivendo das glórias do passado. Ao tentar lembrar a Deus do justo que era, descobriu o ímpio que havia se tornado!

Não foi fácil para o glorioso rei reconhecer que não era mais aquele homem fiel do passado. Mas quando Espírito Santo lhe convenceu, imediatamente suas palavras banhadas por lágrimas, chegaram ao trono de Deus como sinal de verdadeiro arrependimento, mudando sua sentença de morte por acréscimo de vida!

Glória a Deus pelas vitórias de ontem. Porém hoje é um novo dia, e é só o hoje que importa para Deus. Quando um novo dia começa nossa conta é zerada. Por isso devemos vive-ló como se fosse o primeiro e o último!

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2.10)


Não leve maldição ao seu lar





Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal! Hc 2.9

O Brasil vem destacando-se no cenário internacional, como um país emergente, pois encontra-se em pleno desenvolvimento, sendo apontado como a quinta maior economia do mundo.

Porém não é só por esta razão que nosso país se destaca. Estamos vergonhosamente, entre as nações com maior índice de corrupção.

Esta triste realidade, em geral, deve-se aos constantes escândalo de corrupção promovidos pelas principais autoridades políticas brasileiras. Por razão disto, a impressão que tenho, é de que a corrupção, impregnou-se como um vírus em nossa sociedade. Nos mais diversos seguimento, as pessoas estão de alguma forma usando desta malandragem, para levarem vantagem.

É o empresário que sonega impostos, o médico que da atestado frio, o funcionário público que cobra propina para agilizar processos que normalmente são lentos. Encarregados da construção civil , que desviam material para construir ou ampliar suas casas, e até mesmo pastores, que enriquecem desviando as doação de suas igrejas.

São muitos os argumentos usados pelos corruptos para justificarem tais atitudes. "Eu queria dar uma vida melhor para a minha família", "Eu não vou pagar imposto para os políticos roubarem lá em Brasília", "Eu não sou bobo. Faço, porque todo mundo faz". Mal sabem estas pessoas que estão plantando uma semente de maldição dentro de seus lares. A Palavra de Deus adverte severamente os que levam para seus lares bens mal adquiridos. Ainda que alguém pensa que Deus irá fazer vista grossa para suas atitudes, está totalmente enganado. Se não arrependerem-se, sofrerão as trágicas consequências de sua cobiça. Inclusive a pior de todas, a condenação eterna!

Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma. Hc 2.10



26 de abril de 2012

Recado de Deus!



E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
Êxodo 33:11


Quem já não foi abordado por algum irmão em Cristo que se dizendo encarregado de lhe trazer um recado de Deus? Com certeza você já deve ter passado por ma experiência como esta. Pois bem, quando alguém me procura com esta intenção, costumo dizer: Porque Deus me enviaria um recado se agora mesmo estou com Ele?

Os recados só são necessários quando estamos distantes de alguém, ao ponto de não podermos falar pessoalmente com esta pessoa. Seguindo este raciocínio, entende-se que uma pessoa só irá receber algum recado de Deus, se não estiver gozando de comunhão com Ele. E, se Deus lhe enviar algum recado, certamente dirá: “Vamos marcar um encontro? Preciso falar com você!

Veja o caso de Moisés. Ele nunca precisou que alguém lhe desse um recado Divino. Segundo nos relata a palavra de Deus, Moises falava face a face com o Senhor! Em vez de receber recados, Deus lhe encarregou de transmitir-los a seu povo, cujo pecado, os distanciava do Senhor e conseqüentemente O impedia de dirigir-lhe pessoalmente a palavra.

Sempre foi o desejo de Deus falar com o homem face a face. Era deste tipo de comunhão intima que Adão e Eva desfrutavam no jardim do Édem. Comunhão que infelizmente foi perdida em razão de sua desobediência, e recuperada, pelo Pai, no ato da crucificação de Jesus Cristo.

Acredito que agora mesmo Deus está me usando para transmitir um recado a muita gente. Pessoas que estão distantes de Sua gloriosa presença. Arrependa-se agora mesmo de seus pecados, e não fique um minuto a mais se quer separado de Criador. Ele tem muitas coisa para falar diretamente a você. Não se conforme em ouvi-lo e vê-lo, pela boca, e pelos olhos de outras pessoas. Corra para ele agora. Seu Pai, Seu Amigo, Seu Deus, e Senhor, está ansioso para ficar face a face com você!


E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque para to mostrar foste tu aqui trazido; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto vires
Ezequiel 40:4





24 de abril de 2012

O clamor que Deus ouve



Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.  (Sl 17. 1,2)
   

O tempo que passamos em comunhão com Deus nos permite conhecer-lhe de um forma mais íntima, e assim entender o que lhe agrada. Foi em momentos de plena comunhão que Davi aprendeu a clamar a Deus ao ponto de ser ouvido por Ele. Davi sabia que, um clamor de lamentações não convenceria o Senhor em lhe responder, mas que se clamasse pela justiça, a resposta do Justo Juiz seria certa, pois Seus olhos estão atentos a razão! O salmista também aprendeu que se suas orações fossem feitas com lábios enganosos seriam ignoradas.

Esta é uma grande lição que temos que aprender. Se nossas palavras não estiverem em acordo com nossos pensamentos e atitudes, serão consideradas enganosas pelo nosso Deus. Se dissermos a Deus em oração que confiamos em sua justiça, feita por nós através da morte de Seu Filho Jesus Cristo na Cruz do Calvário, mas vivermos preocupados, ansiosos, tomados pelo medo, tristes, demonstrando descontrole emocional, abalados pelos problemas da vida, nossa oração não terá crédito diante de Deus.

É como o marido que antes de sair de casa diz para sua esposa que lhe ama, porém ao sair, tira a aliança do dedo e sai paquerando todas as mulheres que encontrar pelo caminho. Certamente suas juras de amor a sua esposa foram feitas com lábios enganosos.

Precisamos ser firmes nas declarações que fazemos ao nosso Deus. Mesmo quando os problemas nos incitam a agir de uma forma diferente do que declaramos, devemos reunir todas as nossas forças e honrar cada palavra dita com uma postura condizente com a fé que professamos. Sendo a sim a resposta do Senhor será certa, e sua sentença nos será favorável!


20 de abril de 2012

A fórmula da felicidade conjugal!

E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. Jeremias 32:39

A Bíblia sagrada é o manual de instruções deixado por Deus aos seres humanos. Nele encontramos todas as   instruções necessárias para vivermos plenamente (Pv 4.20-23), conforme o projeto original que motivou o Deus criador, a fazer de nós, a principal obra de Sua criação. Todas as demais coisa foram criadas em função de nossa existência. 

Olhando para as escrituras, é fácil compreender, por exemplo, a razão pela qual, os casamentos de hoje em dia não dão certo, e o número de divórcios cresce a cada dia. Segundo o profeta Jeremias, não é o amor que garante a felicidade conjugal, e sim, quando duas pessoas unem-se em função de um mesmo propósito tornando-se uma! E lhes darei UM MESMO CORAÇÃO, e UM SÓ CAMINHO... Conheço muitos casais que se amam e estão separados. O amor que sentem um pelo outro não impediu a separação provocada pela incompatibilidade de propósitos.

Segundo o profeta Amós, duas pessoa não podem andar juntas se não houver acordo entre elas (Am 3.3). Se podemos apontar uma fórmula para um relacionamento feliz e estável, esta fórmula é:

A+UP=FC ( Amor + Unidade de Propósito = Felicidade Conjugal)

E não termina por aí, porque viver dentro do padrão bíblico de relacionamento, deixará um legado de benção para seu filhos, e as gerações depois deles!

11 de abril de 2012

Grife da Salvação


Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, Sião; veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade santa; porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. (IS 52.1)

A maneira como uma pessoa costuma vestir-se revela traços de sua personalidade. No caso das mulheres, por exemplo, fica clara a diferença entre uma mulher vulgar, que usa roupas curtas e provocantes, e uma que é recatada, que veste-se com decência e moderação. Que fique bem claro que não trata-se de classe social, ou estilo, e sim personalidade.

Em relação a nossa fé, nossas vestes também dizem muito ao nosso respeito. É claro que neste caso, me refiro as vestes espirituais, embora entenda que a maneira como vestimos o corpo, seja reflexo do que veste o espírito! O profeta Isaías foi usado por Deus para advertir a Sião e Jerusalém, para que vestissem-se de forma adequada, para que nenhum imundo entrasse por suas portas. Nós também precisamos despertar! Se o imundo, tem encontrado lugar em nossas vidas, é porque não estamos vestidos adequadamente. Foi assim com o sumo sacerdote Josué, que teve suas vestes trocadas pelo próprio Deus, após estar vulnerável diante de um ataque de satanás (Zc 3). No caso de Mardoqueu, tio da rainha Ester, suas vestes de saco, que simbolizavam, humilhação e vergonha, o impediram de entrar no palácio real, e pedir misericórdia ao seu povo diante do rei. Quando sua sobrinha ficou sabendo que ele estava na porta do palácio vestido de saco, urgentemente enviou-lhe novas vestes por intermédio de suas servas, mas ao contrário do que fez Josué, Mardoqueu, negou-se a vesti-las.

As vestes da humanidade também precisam ser trocadas. Foi com essa missão, que Deus enviou seu Filho a este mundo. O sacrifício do Senhor Jesus no Calvário, nos libertou das vestes imundas e vergonhosas do pecado. Agora só depende de nós fazermos a escolha certa. Podemos seguir a moda deste mundo, e vivermos, mentindo, magoados , tristes, vestidos de soberba e arrogância. Ou podemos optar pela grife da salvação!

E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das armas da luz.
Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
(Rm 13. 11-14)

9 de abril de 2012

Tropa de Elite!

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
Hebreus 11.32-34

Quem não gostaria de ter o seu nome na galeria dos heróis da fé? Pois estes homens citados na carta aos Hebreus tiveram este privilégio. Todos tem um currículo de grandes vitórias que tornam justa a citação de seus nomes nesta verdadeira “Tropa de Elite”. Estudando a fundo os relatos da vida destes heróis, fica claro que eles não têm apenas as vitórias como algo em comum, mas também a forma como foram treinados por Deus para que pudessem alcança-las. Suas trajetórias foram marcadas por momentos de dor, medo, angústias, e sofrimentos. Nem mesmo o maior de todos os heróis, o próprio Filho de Deus, foi poupado de aprender em meio as mais diversas tribulações.

Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
Hebreus 5:5-8

Precisamos compreender que o nível de exigência de nosso treinamento, revela a grandeza da missão que nos espera! É desta maneira que acontecem os treinamentos no exército. Um soldado que é do pelotão de comunicações, não será exigido como aquele que é do pelotão de fuzileiros, que vai a frente da tropa, e tem que estar preparado para o combate, corpo a corpo. No mundo espiritual não é diferente. Todos os considerados grandes na fé passaram por um duro processo de treinamento, até estarem completamente preparados para cumprirem a importante missão que lhes aguardavam.

É claro que nem todo o sofrimento consiste em um treinamento Divino. Existem situações que são provocadas por nossa negligência, e falta de temor a Palavra de Deus. Precisamos ter um espírito autocrítico, para avaliarmos cada situação de forma individual. Se o Espírito Santo nos convence que estamos errados, devemos nos arrepender, e clamar a Deus por perdão para que aquele sofrimento chegue ao fim. Porém em outros casos teremos que enfrentar as tempestades, fornalhas, covas, e outras situações adversas, como parte do treinamento, que irá nos preparar para alcançar grandes vitórias!

Bendigam o nosso Deus, ó povos, façam ressoar o som do seu louvor;
foi ele quem preservou as nossas vidas impedindo que os nossos pés escorregassem.
Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata.
Fizeste-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas puseste fardos.
Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.
Salmos 66:8-12