Agenda do Pr. Daner

21 de março de 2012

Tempos trabalhosos!

    Para aqueles que têm algum conhecimento da palavra de Deus, não é surpresa os constantes escândalos que temos visto envolvendo líderes religiosos. Igrejas que deveriam viver em unidade combatendo as forças das trevas estão guerreando entre si. É claro que é com tristeza que presenciamos tais fatos, porém não podemos deixar que os mesmos abalem nossa fé sendo que as escrituras nos alertam a respeito destes acontecimentos.

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! 
Mateus 18:7 

    É inevitável que aconteçam escândalos. O que podemos fazer é evitar que os mesmos venham por nosso intermédio. Para isso devemos prestar a atenção no perfil de caráter citado pelo apóstolo Paulo, que caracterizam aqueles que serão futuros causadores de escândalos: 

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 
2 Timóteo 3:1-5 

    Ao citar este texto não quero leva-lo a julgar o seu próximo, e sim que você faça um autojulgamento. Uma das características destes homens citados por Paulo é o orgulho. Quando uma pessoa encontra-se nesta condição, ela é incapaz de enxergar e reconhecer seus próprios defeitos. Para o orgulhoso, o mundo inteiro está errado e somente ele está certo. Seja humilde, examine-se agora mesmo de forma sincera. Se encontrar algumas destas características em seu caráter, clame a Deus e peça que lhe livre. E mesmo que não encontre, ore pedindo que o Senhor arranque de sua vida qualquer pecado que esteja oculto aos seus olhos. 

Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. 
Salmos 19:12 


12 de março de 2012

Aprendendo a esperar em Deus!

            Se existe uma tarefa difícil na vida, é esperar. Eu não conheço uma pessoa se quer que tenha prazer na espera. Eu falo por mim mesmo; quando eu quero alguma coisa tem que ser para ontem! Porém, na prática as coisas não funcionam tão rapidamente como gostaríamos. Em nosso dia a dia, freqüentemente sofremos com a dor da espera. Ainda mais em um país como o nosso onde formam-se filas para os mais diversos tipos de serviços.
            Foi por isso que desde a nossa concepção, tivemos que aprender a conviver com a espera. Eu tenho certeza que se eu pudesse, teria saído do ventre de mamãe bem antes dos nove meses necessários. Logo após o nascimento, continuamos a conviver com a espera. Temos que esperar nascerem os dentes para começarmos a ingerir comida sólida. Depois não vemos a hora de falar e caminhar. Em seguida, ficamos ansiosos para aprender a ler e escrever. E lá por volta dos oito, ou nove anos, não vemos a hora de nos tornarmos adolescentes e depois adultos. Ufa! Nem acredito que fui capaz de passar por todas estas fazes de espera. E o pior é que ainda continuo esperando por muitas coisas, e sei que até o dia da minha morte, vou ter que continuar a esperar.
            Bom já que não temos escolha e vamos ter que esperar por muitas coisas na vida, então vamos aprender a esperar da maneira certa. A pior parte de esperar é quando não alcançamos aquilo pelo que tanto esperamos.
            E porque isso acontece? Provavelmente porque estamos esperando da maneira errada!


Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmos 40:1

            Aqui está o segredo de esperar com sucesso. É comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão esperando em Deus, mas a maneira como estão se portando diante da espera, os levará ao fracasso.
            Davi esperou com paciência. Isso quer dizer que ele não permitiu que o tempo de espera produzisse ansiedade em seu coração.
            No evangelho de Lucas 2. 25-28 temos um dos maiores exemplos de um homem que soube esperar:

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
Lucas 2:25-30

            Há várias lições que podemos aprender com Simeão sobre a maneira certa de esperar. Em primeiro lugar Simeão esperou no lugar certo. O texto diz que ele esperava em Jerusalém, que quer dizer, lugar de paz. Aqui está a primeira lição. Precisamos esperar em Jerusalém, ou seja, precisamos encontrar nas escrituras um lugar de paz. Aquela revelação da palavra que nos tranqüiliza em meio à tribulação.
            Em segundo lugar, Simeão quer dizer ouvinte. Será impossível encontrar nas escrituras um lugar de paz se você não for um bom ouvinte. Lembre-se que a fé só vem por ouvir a Palavra de Deus.
            Em terceiro lugar, foi justo e temente a Deus em todo o período de espera. Muitos cristãos, por não verem resultados imediatos em suas vidas, abandonam a fé e deixam de viver uma vida santa na presença de Deus.
            Em quinto lugar, o Espírito Santo estava sobre ele. O Espírito Santo tipifica a presença de Deus na vida de Simeão. Infelizmente, aqueles que estão tristes e desesperados, estão temporariamente vazios desta presença. O Salmo 16.11, diz que na presença do Senhor a abundância de alegria. Ou seja, a alegria é a evidência de que Deus se faz presente na vida de alguém. Um minuto de tristeza, é um minuto sem Deus!
            Agora você já tem todas as informações para que tenha sucesso em sua espera. Saia agora do lugar da opressão, medo, e ansiedade, e decida habitar no lugar de paz.   Fique atento, pois você será levado nas asas do Espírito ao encontro daquilo que tanto espera!

E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus...

6 de março de 2012

Cuidado com o profeta velho!


            Não há nada mais bonito do que a chamada Divina para o ministério. Todos os dias, Deus tem levantado pelo arredor do mundo, homens e mulheres desconhecidos para assumirem a chamada ministerial. Muitos destes jovens talentos logo se destacam em sua cidade, estado e país. Quando isso acontece, estes ministros são apontados como grandes promessas para o futuro da igreja. Infelizmente na mesma velocidade que surgem no meio evangélico, uma grande parte deles desaparece rapidamente, frustrando as expectativas da igreja e principalmente do Mestre que os chamou!
            São vários os motivos que acabam com a carreira ministerial precocemente. Hoje quero tratar de uma delas, a influência dos velhos profetas.
            No livro de 1 Re 13, temos o relato de um jovem profeta que foi chamado por Deus para profetizar contra a idolatria do rei Jeroboão:

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
1 Reis 13:1-3

            Perceba a ousadia deste homem de Deus, que em obediência a Palavra do Senhor, profetizou contra o próprio rei de Israel. Tamanha demonstração de ousadia e coragem em cumprir sua missão, despertou a ira de Jeroboão:

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR.
Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
1 Reis 13:4-6

            Vendo Jeroboão que estava diante de um verdadeiro homem de Deus, tentou manipulá-lo oferecendo-lhe abrigo e presentes, oferta esta que foi imediatamente recusada por temor a Palavra que havia recebido de Deus:

E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
1 Reis 13:7-10
            Que exemplo de homem fiel a Deus. Se parássemos de ler a história neste trecho, qualquer um de nós apostaria no sucesso deste jovem ministro do Senhor. Assim como ele, digo “ele” porque seu nome se quer foi citado nas escrituras, conheço jovens talentos que despontaram no ministério tendo um futuro promissor pela frente, que infelizmente estão mortos espiritualmente porque deram ouvidos a profetas velhos. Quando digo velhos, não estou referindo-me a homens de idade ou mais antigos no ministério. Mas velho no sentido daquele que não se renova. Que a muito tempo não exerce legitimamente o ministério e que hoje só serve para desmotivar e levar as jovens revelações a retrocederem na caminhada:

E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.
1 Reis 13:14-19

            Este profeta velho apesar de morar em Betel, não foi chamado por Deus para profetizar contra a idolatria de Jeroboão. Mas quando ouviu que alguém estava sendo usado por Deus nesta missão, movido por ciúmes foi ao encontro do jovem profeta com a intenção de derrubá-lo. Infelizmente esta é a realidade de muitos ministros de Deus hoje. Homens que no passado foram usados por Deus, mas que atualmente estão envelhecidos, vivendo apenas das glórias do passado. Estes homens tem se tornado pedra de tropeço no caminho dos mais jovens. Valem-se do fato de estarem a mais tempo no ministério, achando-se no direito de intervir até mesmo nas ordens diretas de Deus para os mais jovens.
            Que grande prejuízo estes profetas estão causando a obra de Deus. Aquele jovem que estava surgindo para profetizar em Israel teve sua carreira ministerial interrompida por ter dado ouvidos ao “experiente” profeta:

E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
1 Reis 13:23-24

            Que coisa triste! Israel, e inclusive nós, fomos privados de receber deste homem de Deus ensinamentos preciosos. Coisas que só ele poderia nos revelar, profecias que poderiam ter mudado a história de sua geração, e influenciado a nossa.

            Se você que está lendo este estudo é um jovem ministro, mantenha-se fiel a sua chamada ministerial. Não deixe nenhum profeta velho tirar do seu coração o encanto de fazer a obra do Senhor. Mas se ao contrário, você é um profeta velho, decida renovar-se no Senhor Jesus. Você foi chamado para ser exemplo para os mais jovens, e não para sepultar seus ministérios!

Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.
1 Reis 13:29


Com amor,
Pr. Daner Trindade

3 de março de 2012

Fé na medida certa!


Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Romanos 12.3)

Infelizmente, apesar do visível crescimento do evangelho em nosso país, a fé ainda é um assunto muito mal compreendido pela maioria dos cristãos. Com freqüência tenho encontrado pessoas confusas a respeito da fé. Meu objetivo neste estudo, não é falar de conceitos fundamentais da fé, e sim levá-lo a atentar para alguns detalhes importantes que vão lhe fazer encontrar a fé na medida certa.
Segundo o ensinamento do apostolo Paulo, Deus repartiu uma medida de fé para cada um de nós. Muitos estão dizendo: É aí que está o problema. A minha fé é insuficiente! É exatamente isso que quero esclarecer. Se Deus repartiu a fé com seus filhos, conhecendo o caráter Divino, não posso acreditar que Ele tenha me dado cinco metros de fé, e para você ele tenha dado apenas cinco centímetro. As escrituras relatam que nosso Pai não trata seus filhos com desigualdade.

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; (Atos 10.34)

Na realidade todos nós já nascemos com a semente da fé em nosso coração. Apesar disso uma grande parte da humanidade desconhece tal semente, e vivem como se ela não existisse. É como se você me desse um punhado de sementes, e eu as guardasse em uma gaveta ou armário. O fato de eu não lançar aquelas sementes na terra impedem que elas germinem e produzam frutos. Não que elas não tenham capacidade de produzir. Mas enquanto não entrarem em contato com a terra, seu potencial produtivo estará adormecido. É isso que tem acontecido com nossa fé. Embora Deus tenha nos dado uma medida justa, preparada para suprir as nossas necessidades, aparentemente ela parece fraca e desqualificada. Enquanto não colocarmos nossa fé em contato com a Palavra, ela permanecerá estéril.

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Romanos 10.17 RA)

A fé vem, pela pregação da palavra. Como nos contos infantis que a princesa espera o beijo do príncipe para que o encanto seja quebrado, quando damos ouvidos às sagradas escrituras despertamos a fé, e descobrimos a força que ela possui.
Há outro ponto importante a ser esclarecido. Costumo comparar à fé a musculatura existente no corpo humano. Todas as pessoas saudáveis têm a mesma composição muscular. Você pode discordar comigo, lembrando-me dos halterofilistas, que tem músculos gigantescos, comparados as nossos, porém quero enfatizar que estes atletas não nasceram assim, mas as combinações de uma alimentação balanceada, e de uma rotina de exercícios, alcançaram tal desempenho. Se eu e você, aplicarmos as mesmas medidas em nossa rotina diária, também poderemos atingir um desempenho, igual ou até melhor do que eles.
Era disso que o apóstolo Pedro estava tratando quando escreveu sua segunda epístola:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé IGUALMENTE PRECIOSA pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 1.1)

Eu vibrei o dia que entendi essa palavra. Ainda mais vindo de um homem que teve tanta fé que foi capaz de andar sobre as águas. Veja que Pedro estava equiparando a sua fé com a nossa! Eu digo nossa porque esta epístola é chamada universal, ou seja, foi escrita a igreja de todos os tempos. Se você que está lendo este estudo pertence à igreja de Deus, esta palavra é diretamente dirigida a você. Espero que você esteja vibrando como eu. Pode ser que sua fé esteja longe de ser como a de Pedro, mas a partir de agora você tem a consciência de que você pode chegar lá. Se você está passando uma fase difícil na vida, este é o melhor momento para desenvolver o potencial de sua fé. Talvez antes desta luta, sua vida espiritual era sedentária, tornando você um obeso, inchado, porém fraco.
Mude seus hábitos a partir de hoje. Entre no programa de desenvolvimento da fé da academia do Espírito Santo. Alimente-se da palavra diariamente, várias vezes ao dia, não reclame do peso das adversidades. Agindo assim você alcançará a fé na medida certa!

Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram força, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. (Hebreus 11. 33,34)

1 de março de 2012

Cuidado com o Euroaquilão!



Você já parou para contabilizar quantos foram os prejuízos que teve na vida por não dar ouvidos ao conselho de Deus? E quanto destes prejuízos você poderia ter evitado se tivesse seguido o caminho que Ele lhe mostrou?
Em Atos 27 temos o relato do naufrágio de um navio de Alexandria que leva prisioneiros para a Itália, sendo que entre eles estava o apóstolo Paulo, que orientado pelo Espírito Santo, avisou a tripulação do perigo que estava por vir:

...Varões, vejo que a navegação há de ser incômoda e com muito dano, não só para o navio e a carga, mas também para a nossa vida.
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre no que dizia Paulo.

O que tem pesado mais nas suas tomadas de decisões? A palavra que vem da boca de Deus ou o conselho dos homens? A falta de temor a palavra de Deus, levou o centurião a acreditar nos comandantes daquela embarcação, colocando em risco a vida de todos os que estavam no navio.
Quantas são as famílias que estão perecendo por falta de temor dos que comandam o lar. E funcionários que estão sem receber salário de empresas que estão falidas porque seus patrões não dão ouvidos à palavra de Deus. Ovelhas que estão gemendo porque seus lideres espirituais confiam mais em seus conhecimentos teológicos do que na direção do Espírito Santo.
São muitos que estão caindo nessa armadilha. Ignoram as orientações de Deus, tomam decisões por conta própria, e acreditam que tudo irá correr bem. Pois este também foi o pensamento do centurião que ignorou o conselho do Senhor pela boca de Paulo. Aparentemente sua recusa em desobedecer à voz do Espírito Santo não lhe trouxe nenhum prejuízo:

E, soprando o vento sul brandamente, lhes PARECEU TEREM JÁ O QUE DESEJAVAM...

Depois de um ato de desobediência, o vento sul, brando e sereno, costuma soprar em nosso rosto nos dando uma sensação de que tudo está às “mil maravilhas!” Apesar do aviso Divino de uma eminente tempestade, as evidências nos mostram o contrário.
Triste será a vida de quem pensa assim. O “Euroaquilão” vai lhe pegar de surpresa!

Mas, não muito depois, deu nele um pé de vento, chamado Euroaquilão.
E sendo o navio arrebatado e não podendo navegar contra o vento, dando mão de tudo, nos deixamos ir à toa.

Se você está vivendo em rebelião à palavra de Deus, não se iluda com a calmaria que sopra sobre sua vida. Veja que o texto diz que o “Euroaquilão” veio “não muito depois”, ou seja, as conseqüências da desobediência nem sempre são imediatas. Mas de uma coisa você pode estar certo, que a qualquer momento o “Euroaquilão” pode aparecer.
Quantos que estão lendo esse artigo agora e estão com a vida à toa, desgovernada, fora de controle. O Euroaquilão (um vento nordeste; uma espécie de tufão) da frieza espiritual, da miséria, da separação conjugal, da enfermidade, da depressão, atingiu sua vida causando muitos estragos.
Pela misericórdia Divina, e porque Deus tinha um plano de apresentar Paulo diante de César, aquelas duzentas e setenta e seis almas foram preservadas. Porém, o navio e tudo que estava dentro dele se perdeu.
Creio que pela misericórdia Divina, muitas vidas que andam sem rumo neste mundo, açoitadas pelo “Euroaquilão”, estão sendo preservadas por Deus para não caírem em perdição eterna.
Arrependa-se hoje. Agora, neste exato momento. E Deus lhe fará provar do refrigério que somente a Sua presença poderá lhe proporcionar. O vento do Espírito que vai levar a sua embarcação ao porto seguro, que é o Senhor Jesus!

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor. (Atos 3.19)