Agenda do Pr. Daner

5 de junho de 2011

Deus é Fiel


Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel, ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele mesmo lhe providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Co 10.9)

Não precisamos mais ficar em desespero em meio às lutas. A Palavra de Deus nos garante que ele é Fiel! Ele mostra essa fidelidade em três aspectos citados no texto acima:
  1. As tentações são todas humanas: isso quer dizer que Deus não permite que satanás use recursos sobre naturais para nos tentar.  Se ele tivesse está autorização, certamente seriamos derrotados, pois as escrituras revelam que fomos feitos um pouco menores que os anjos (Hb 2. 6,7). Por isso as tentações, de pecado, enfermidade, conjugais, financeiras, etc., dizem respeito ao cotidiano, e não têm nada de sobre naturais. Isso não quer dizer que satanás não está atuando na vida das pessoas, bem pelo contrario, o Senhor Jesus nos alertou que ele veio para matar roubar e destruir!
  2. Ele não permite tentação maior do que nossa capacidade de suportar: eu costumo dizer que se eu tenho 1m 84 cm, Deus não permitirá que enfrente uma tentação de 1m 85 cm. Deus conhece nosso potencial. Sabe até onde podemos suportar. Não tenha medo das ameaças do inimigo, pois se a luta surgiu é porque Deus sabe que você pode vencê-la. Entre na batalha confiante, não deixe o diabo lhe enganar. Não diga que você não agüenta mais, que é muito para você. O Senhor garante em sua Palavra que você pode suportar!
  3. Ele nos proverá o escape: Louvado seja Deus! É isso que devemos falar diante do inimigo. Se entendermos o recado do Espírito Santo vamos até gargalhar de alegria. Talvez você diga: “Eu não tenho motivos para gargalhar. Estou cheio de problemas que parecem insolúveis.” Parecem, mas não são. O Senhor nos garante o escape. Todas as vezes que o problema aparece é porque já existe uma solução. Isso não é maravilhoso! Quando surgiu está enfermidade no seu corpo o Senhor já havia gerado a cura. Quando você contraiu essas dívidas, Ele já lhe garantiu os recursos para quitá-la. Costumo dizer que tudo o que entra tem que sair, e que para toda a porta existe uma chave! Onde e como encontrar essa chave? O sábio Salomão nos dá a dica: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida. (Pv 4. 23) Nosso coração ou espírito é o canal de comunicação entre nós e Deus. Por isso é apontado por Salomão como o lugar onde o Senhor deposita o escape, toda a ferramenta que precisamos para vencer todas as tentações. Se você não tem encontrado o escape é porque talvez você esteja desconectados de Deus. Isaías 59.1,2 diz que os nossos pecados nos separam do Senhor. Faça um concerto agora mesmo e conecte-se a Cristo Jesus. Desta maneira encontrará em seu Espírito a saída para todos os seus problemas.
          Em Cristo, com Amor,
          Pr. Daner Trindade